Portal da Cidade Barbacena

Lenda mineira

Morte de Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, completa 25 anos.

Uma das religiosas mais importantes de MG, morreu 09 de abril de 1999, em Rio Pomba. Em 2005 teve processo de beatificação autorizado pela Congregação.

Publicado em 07/04/2024 às 20:12

No dia 9 de abril de 1999, milhares de fiéis se reuniam na Igreja Matriz de São Manoel e depois ao redor do caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Municipal de Rio Pomba para a despedida à Floripes Dornelas de Jesus.

Nascida em Mercês, em 27 de junho de 1911, Lola, como é popularmente conhecida, mudou-se para Rio Pomba ainda criança. Na juventude, caiu de um pé de jabuticaba, perfurando o baço e lesionando a coluna.

Paraplégica e acamada, não mais deixou o sítio da família, recebendo poucas visitas. Anos depois, passou a alimentar-se somente de hóstia, permanecendo assim por mais de 60 anos. Seu outro modo de vida, que não incluía sono, também começou a intrigar a Ciência.

Diante de milagres a ela atribuídos, as peregrinações até a casa de Lola foram aumentando com os anos. Ela, no entanto, foi limitando suas aparições até que o contato com o mundo externo passou a ser somente com padres que iam levar a comunhão diária até ela, médicos e outras poucas pessoas.

Os pedidos de fieis, que intercediam a ela clamando por graças, milagres e auxílio em causas impossíveis, eram feitos por cartas.

Vinte e cinco anos depois da data de morte o sítio onde a religiosa viveu ainda é muito visitado, com casa, móveis e quarto preservados. Alguns dos eventos, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, chegam a reunir mais de 5 mil pessoas.

O 9 de abril passou, então, a ser considerado feriado municipal e, em 2005, Lola foi nomeada ‘Serva de Deus’. Também teve processo de beatificação autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos e, por isso, até os dias de hoje, mantém-se como uma das figuras católicas mais importantes de Minas Gerais.

Diversos milagres são atribuídos à Lola, que, ainda nos primeiros anos após o acidente que sofreu, passou a receber alguns romeiros em seu sítio. 


Deixe seu comentário