Portal da Cidade Barbacena

Empreendedorismo

Você conhece uma costureira?

Isadora Francesca fala sobre o empreendedorismo feminino e como o mundo da costura lhe abriu portas. Venha ler esse texto inspirador!

Publicado em 28/09/2023 às 21:00

Isadora Francesca

Com certeza você já disse essa frase, ou alguém já disse para você! Pois bem essa profissão tão importante está ficando rara. E isso se deve a dois principais motivos: A desvalorização do trabalho e a crença de que para costurar é necessário um " dom nato".

Costurei profissionalmente por mais de 12 anos e pude vivenciar todos os desafios do empreendedorismo na moda. A palavra chave para empreender é Disciplina! Com ela temos controle financeiro, controle de estoque, prazos definidos, vendas organizadas enfim... 

Com disciplina podemos contornar o 1º desafio A DESVALORIZAÇÃO pois, com ela podemos nos aperfeiçoar, ter um atelier organizado, controle do nosso trabalho sendo assim podemos cobrar o justo por ele! Não havendo espaço para a tão temida desvalorização.

A disciplina também está presente no segundo desafio! Com ela podemos contornar a barreira do " DOM NATO" que está no inconsciente popular diz que toda costureira já nasce com o "dom". O que não é verdade, como todas as profissões é preciso sim estudo e dedicação. Desta forma se tornando de fato uma profissional.

Desvalorização e a crença do "dom nato" é histórica. Quando se popularizou a máquina de costura as mulheres em sua grande maioria tinham uma máquina em casa para as fazer/consertar as roupas da família que em sua maioria eram numerosas. Nesse contexto as mulheres que apresentavam mais facilidade no trato com os tecidos, por vezes, pegavam serviços de costura para fazer em troca de uns "trocados", antigamente não havia cursos então ou se aprendia com outra costureira ou de fato sozinhas na pratica do dia a dia. 

Hoje vejo que há poucas profissionais em relação a outras profissões como por exemplo na área da beleza. Mas vejo também que há uma valorização muito maior que quando eu comecei, devido a dedicação diária dessas maravilhosas mulheres resilientes!

Não atuo mais na costura, hoje me dedico a ministrar cursos de corte e costura, consultoria de imagem e geração de conteúdo de moda para internet. Mas sou extremamente grata a tudo que a costura me proporcionou, pude realizar grandes sonhos. E se você gosta de moda e quer costurar faça um curso! Te garanto! É muito mais fácil do que imagina! E você pode ter uma carreira de muito sucesso!


Fonte:

Deixe seu comentário